sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Olimpíadas com gostinho barriga verde
Santa Catarina tem 17 motivos para acompanhar as Olimpíadas 2008, em Pequim na China. Este é o número de atletas catarinenses que vão representar o Brasil, e o Estado, nas competições. Na equipe, quinze já estão com passaporte carimbado, enquanto os outros dois aguardam convocação oficial. Entre eles, há catarinenses e federados no Estado, há dez veteranos e sete estreantes em jogos olímpicos, em um total de nove diferentes modalidades.
Destaques
Os destaques vão do oeste ao litoral e representam cerca de 8% dos 280 atletas da delegação brasileira. A estréia do Estado nos jogos começa dia seis de agosto, com Andréia dos Santos (Lages), que joga na seleção de futebol feminino. O dia nove será cheio de disputa para os catarinenses. É a vez da estréia de Murilo Fischer (Brusque) do ciclismo, da Fabiana Beltrame (Florianópolis) e Anderson Nocetti (Florianópolis) no Remo e Chana Masson (Capinzal), Eduarda Amorim (Blumenau), Fabiana Kuester (Blumenau) e Aline W. Rosa Lopes (federada) com o handebol feminino. O dia dez também garante emoções com a estréia de Eduardo Deboni (federado) na natação, Bruno Rezende (federado) no vôlei, Jakson Korojoski (Descanso) e Jardel Pizzinatto (Chapecó) no handebol masculino. A vela com André Fonseca (Florianópolis) e Bruno Fontes (federado) começa as disputas no dia 12. Já o dia 15 fica por conta do atletismo com José Alessandro Bagio (Orleans). Finalizando as estréias de Santa Catarina, no dia 21, tem ginástica rítmica com Luisa Matsuo (Florianópolis) e atletismo com Ana Cláudia Lemos (federada).
Orgulho
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, sente-se orgulhoso de ver atletas catarinenses selecionados para concorrer com os melhores do mundo. “Tudo o que divulga o nosso Estado trás retorno de marketing turístico e desperta a promoção de Santa Catarina”, destaca. Diferente dos Jogos Pan-Americanos e dos Jogos Parapan-americanos, onde só os atletas federados ganharam premiação do governo estadual, na próxima semana o governador Luiz Henrique vai decretar que as premiações sejam para todos os catarinenses, só existindo diferença entre medalhistas ou não. “É uma forma de reconhecermos o esforço desses atletas”, explica Knaesel.
Já o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, diz não se surpreender com a participação dos catarinenses, a exemplo do que já aconteceu em outras olimpíadas como Atenas, Sydney e Barcelona. Segundo ele, o Estado tem hoje um sistema desportivo que serve de exemplo na sua organização e principalmente por seus eventos como os Jogos Escolares e a Olimpíada Estudantil Catarinense, os Joguinhos e Jogos Abertos. “O governo vê com grande satisfação o fato de esses atletas estarem lá defendendo o país numa competição tão importante”, explica o presidente.
Jogos
Os jogos olímpicos começam no próximo dia 08, às 09h08 (horário de Brasília) e terminam no dia 24 de agosto. Além dos atletas olímpicos, Santa Catarina terá 10 representantes nas Paraolimpíadas, que acontecem em setembro também em Pequim, com grandes chances de medalhas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário