Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Coisas do Théo – cap I


A História do Theófilo Antônio!


O meu théo é de uma raça que eu nunca tinha visto, Spaniel Tibetano!

No mês de Fevereiro ele vai completar 7 anos de vida!

Então iniciamos aqui a séria COISAS DO THÉO!!!

A Raça:


Um Cão com Habilidade de Enxergar a Longas distâncias.


Os Spaniels Tibetanoseram usados como cães de companhia, mas devido a habilidade de enxergar a longas distâncias e ao insistente latido, eles se tornaram bons guardiões. Passavam horas sentados nas paredes do monastério olhando ao longe e davam rapidamente alarme contra a aproximação de estranhos, intrusos ou lobos que vinha à procura dos rebanhos.

A pelagem é dupla com subpêlo fino e denso. O pêlo é sedoso, liso nas faces e região anterior dos menbros, de comprimeito moderado no tronco e caido reto. Orelhas, região posterior dos menbros bem franjados e cauda e culotes guarnecidos de pêlos mais longos. As fêmeas tendem a ter menos pelagem e juba que os machos. Todas as cores e misturas delas são permitidas.

Ele é um cão alegre e dogmático, muito inteligente e arredio comestranhos.

Na aparência geral é pequeno, ativo e alerta, silhueta bem equilibrada, com tronco ligeiramente mais longo que a altura na cernelha. A cabeça é pequena em relação ao corpo, o focinho de comprimento médio e um leve prognatismo. A cauda tem inserção alta e é portada igualmente alta em anel ou sobre o dorso.

A região do Tibet sempre esteve isolada do resto do mundo, exceto pelos seus vizinhos China e India. A vida solitaria de seu povo nômade, mesmo nas mais remotas vilas do país, aliada ao crescimento do Budismo, que não permite o abate de animais, são fatores que elevaram a importância dos cães na vida dos tibetanos. O Tibet, um pais essencialmente pacífico e de grande religiosidade, tornou-se budista no século XVII.

Acredita-se que os pequenos cães do monastérios eram os antigos antepassados do Spaniel Tibetano. Eram fiéis seguidores de seus mestres Lama e ficaram conhecidos como "Pequenos Leões". O leão representava o poder de Buda sobre a violência e agressão.

Devido às trocas dos Spaniels tibetanos entre palácios e monastérios a raça provavelmente tenha ancestrais comuns com várias raças orientas, incluindo o Japanese Chin e o Pequenês.

de todas as raças tibetanas, o Spaniel Tibetano é o único a ter pés de lebre em vez dos pés arredondados.

Os budistas tinham grande fé na reencarnação e acreditavam que em vidas passadas eles poderiam ter sido animais e poderiam voltar a ser em vidas vindouras, daí o carinho pelos animais no Tibet. Em tumbas chinesas podia-se encontrar representações dessa raça feitas de cerâmica ou argila.

Eles acreditavam que os cães ajudariam no que seriam as vidas vindouras.

Representantes da raça podem ser vistos em peças de bronze da época da Dinastia Shang em 1100 A.C.


Fonte: Petfriendes.

Um comentário:

Cristina Ramalho disse...

O Théo é muito fofo!!! Vamos fazer uma festinha de aniversário!!!! Falando em aniversário, meu blog irá fazer 2 anos em fevereiro e estou fazendo um sorteio de um livro, participe vc tbém!! bjos,