segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dário Berger se reelege prefeito de Florianópolis


Vitória sobre Esperidião Amin foi com 57,68% dos votos válidos.
Esta será a quarta prefeitura consecutiva de Berger, em SC.
O atual prefeito de Florianópolis, Dário Berger, do PMDB, se reelegeu neste domingo (26) para mais quatro anos no comando da capital do estado de Santa Catarina.
Com todas as urnas apuradas, ele obteve 57,68% dos votos válidos contra o candidato Esperidião Amin, do PP, que recebeu 42,32% dos votos.
Berger será prefeito pela quarta vez consecutiva, a segunda vez à frente da capital catarinense. Antes, ele havia sido prefeito por dois mandatos em São José, cidade da região metropolitana de Florianópolis. Amin, por sua vez, foi derrotado pela terceira vez consecutiva em eleições.
Em entrevista à TV RBS, logo após saber do resultado, Berger disse que já contava com a vitória. O prefeito reeleito acompanhou a apuração na casa do governador Luiz Henrique (também do PMDB). Em entrevista à rádio CBN/Diário, Luiz Henrique afirmou que há a possibilidade de Berger ser indicado para concorrer ao governo do estado em 2010.
“Dário Berger é nome forte para qualquer coisa e será objeto de pesquisa dentro do partido”, disse Luiz Henrique em entrevista à rádio CBN/Diário. O governador de Santa Catarina sinalizou que deve deixar o cargo no início de 2010 para disputar uma vaga no Senado.
Berger disse que quer "escrever seu nome na história" de Florianópolis. “Nós temos muitos projetos pela frente. Precisamos resolver o problema do trânsito, do transporte coletivo, saneamento, educação, saúde, tudo explicitado no nosso programa de governo, que agora com o apoio do governador e do governo federal, eu não tenho nenhuma dúvida que vou escrever meu nome na História de Florianópolis, como um dos melhores e maiores prefeitos de toda a História”, disse ele.
Primeiro turno
No primeiro turno, Dário Berger (PMDB) liderou a apuração com 39,80% dos votos válidos (94.077), contra 25,33% (59.858) de Esperidião Amin (PP). O terceiro mais votado foi Cesar Souza Junior (DEM), com 30.834 (13,05%), seguido por Angela Albino (PC do B), com 29.537 (12,50%).
Em 1992, Dário Berger foi eleito vereador em São José pelo PFL com 994 votos.Também pelo PFL, elegeu-se prefeito de São José em 1996, sendo reeleito em 2000. Em 2004, transferiu seu domicílio eleitoral para Florianópolis, sendo eleito pelo PSDB no segundo turno, com 118.644 votos.

Nenhum comentário: