Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de março de 2010

Nível do mar sobe e alaga calçadas e estacionamento em Florianópolis!


Segundo meteorologista, evento é comum em março

A água do mar subiu por calçadas e até invadiu o estacionamento do CentroSul, em Florianópolis, nesta terça-feira. O fenômeno foi observado no Centro e na área continental da cidade. Ao contrário do pensa muita gente, não se trata de ressaca, mas sim do aumento normal da maré para o mês de março.

O meteorologista Marcelo Martins da Epagri/Ciram (órgão que monitora as condições do clima) explica que o aumento do nível do mar foi ocasionado pelo movimento da Lua em torno da Terra, a chamada "maré astronômica".
Durante toda esta semana, o mar deve ficar entre 1,2 metro e 1,3 metro acima do nível normal em Santa Catarina. Segundo Martins o nível médio é elevado em todo o mês de março no Sul do Brasil.

Ainda assim, a maré aqui não chega nem perto do aumento que pode ocorrer na região Nordeste do país, onde o nível do mar aumenta até sete metros. Outro ponto que vale salientar é que esse aumento tem horários de pico.

Neste terça-feira a maré em Florianópolis chegou a 1,2 metro às 2h38min e a 1,3 metro acima do nível normal às 15h09min. A previsão para esta quarta-feira é de que a maré atinja seu ponto mais alto em Florianópolis às 15h51min.

Diferente deste evento é a ressaca, que no geral é causada por um centro de alta pressão (frente fria) que atua sobre o mar. No geral, a ressaca vem acompanhada de vento e chega a quebrar calçadas com sua força.

Fonte: ClicRBS

Nenhum comentário: